quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Em um leito de asilo

O mundo gira há tantos e tantos anos. O sol brilha cada dia, trazendo consigo a beleza de uma noite estrelada, humanos vivem e morrem, como um grande processo, e de repente, você percebe que o que se leva dessa vida é só um pouco de tudo o que aprendemos. E a cada caminho, nossa sabedoria aumenta ao encontrarmos aquele ser com o espírito tão jovial, e com sonhos de criança; o idoso.
É lastimável olhar para um Universo que cria a imagem do idoso ao contrário da sua. Vive-se querendo aprender crescer. O mundo aplaude o intelectual, mas silencia perante aqueles que os ensinou com tanta experiência e jovialidade. O verdadeiro conhecimento é deles, e não nosso. Eles podem ter em mãos a resposta que um grande especialista precisa. Enquanto nós ainda engatinhamos, eles riem do que já viveram e contemplam na mais pura humildade a sua enorme inteligência.
Necessita-se de ação, respeito para com aqueles que têm tanto a acrecentar e ainda a viver. A discriminação é o começo da ignorância implantada em uma sociedade que se diz moderna. Mas enquanto pessoas mastigam esse preconceito, essa cegueira; sabedorias e dignidades morrem no leito de um asilo.
Precisam-se de pessoas capazer de ver além, de instituições que literalmente salvem a bela terceira idade, que com o digno tempo está crescendo, porém sendo expulsa de seus próprios lares, famílias, e até mesmo de suas próprias vidas.


Por mim - Proposta de redação do ENEM 2009 -A valorização do idoso (cancelado)

♪ Quem deixa seu pai por mim, sua mãe por mim,
Me encontrará, me encontrará.♪